quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MÚSICA NOS ANOS 60?!?

             Em 1969 ocorreu uma rebelião, mais conhecida como Festival de Woodstock, foi a maior manifestação de paz de todos os tempos. O festival exemplificou a era comunista e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana, para 400 mil espectadores.
Apesar de tentativas posteriores de cancelar o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular. O festival possuía um vínculo direto com a Contracultura com o principal eixo contracultura, o Movimento Hippie
Esse festival aconteceu em uma época em que o mundo estava no auge da bipolaridade geopolítica, ou seja, na ambiência da Guerra Fria. As formas de protestos encontradas pelos jovens desse período eram a música, principalmente o Rock n' Roll, e as drogas. Por meio do som e das letras do rock e também das performances no palco, a contracultura começou a participar a sociedade como um todo.
O Woodstock representou o ápice dessa era contracultural. O projeto de um grande festival que reunisse os principais representantes do rock daquele período partiu de quatro jovens: A proposta era oferecer ao público interessado (a maioria eram hippies) um festival de três dias completamente voltado ao rock e às práticas contraculturais adjacentes. De toda forma, o evento contou com mais do dobro de pessoas que haviam garantido sua vaga antecipadamente.
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator.
 Assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.

 


      


HISTÓRIA DA MÚSICA: INGLATERRA 

A música está presente em todos os lugares, e hoje a nossa esquipe resolveu falar e trazer vários assuntos sobre a música na Inglaterra exclusivamente pra você!
Bom, tudo começou beeeeem lá traz , mais ou menos no século XV e XVI, nesse período a Inglaterra era um dos mais importantes centros musicais de toda Europa ocidental, alguns instrumentos foram desenvolvidos  e criados lá, como o teclado por exemplo. Nesse período muitos pintores resolveram retratar em suas obras as composições, as melodias, a música em geral.
Um fato muito interessante e que vale a pena você refletir é que todos os compositores estavam ligados a Igreja católica, porém era a Igreja Anglicana que arrumava os instrumentos e ensinava canto para boa parte da população Inglesa, a música era caracterizada por ser  harmônica, e ganhou grande incentivo no período na reforma inglesa, pois os burgueses queriam que os compositores criassem novas obras, porém como todos sabem os compositores eram a favor da igreja Católica então a maioria  permaneceu fiel a sua igreja, outros produziram composições por obrigação.
Muitos anos se passaram, muitas guerras ocorreram, a musica foi suspendida por um momento, mas logo houve uma restauração.
Atualmente a música na Inglaterra é reconhecida pelos gêneros: Pop, Rock, Blues e etc. 
Hoje em dia você houve músicas no seu celular no computador e etc, mas você sabe onde esses cantores vieram? Muitos cantores famosos nasceram na Inglaterra, sabia?


Como:Adele, Jessie J, a  banda One Direction, Ed Sheeran, a banda Beatles entre outros.